Carro voador da Terrafugia já pode ser reservado, mas não é barato

A Terrafugia, empresa norte-americana controlada pela chinesa Geely, que também é dona da Volvo e da Lotus e accionista da Daimler, já está a aceitar reservas para o seu carro voador, o Terrafugia Transition, ainda que só nos Estados Unidos.

Criada em 2006 por um grupo de engenheiros e estudantes do MIT, o objectivo foi sempre o mesmo desde início: criar um carro voador. Agora, 12 anos depois, esse sonho está mais perto da realidade do que nunca, com a produção a arrancar durante o próximo ano.

O desenho exterior é em tudo semelhante ao de uma pequena avioneta, com a particularidade de que as asas do Transition se podem abrir e fechar em menos de um minuto, bastando para isso pressionar um botão.

A empresa norte-americana promete um veículo silencioso e confortável de guiar, alimentado por um motor a gasolina de quatro cilindros turbo que permitirá que voe a velocidades de 160 km/h.

Com uma carga útil de 227 quilos, o Terrafugia Transition pode voar a uma altura máxima de 427 metros e conta com pára-quedas para os passageiros, airbags e até câmaras em toda a volta, para auxiliar nas manobras mais difíceis… em terra!

O preço oficial ainda não foi divulgado, mas os responsáveis da marca norte-americana já deixaram fugir – em entrevistas – o preço estimado: 400 mil dólares, o equivalente a 347 mil euros, sendo que um voo de 10 minutos terá um custo de aproximadamente 26 euros.

Em destaque